O Rio de Janeiro será palco, de terça-feira (23) a quinta-feira (25), do terceiro Seminário de Turismo Sustentável (Situs), um evento que visa explorar como a conservação ambiental e a valorização do patrimônio podem impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas cidades. A Cidade das Artes, localizada na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, sediará o encontro.
Destaque para a apresentação da delegada do governo da Catalunha, na Espanha, no Brasil, Paula Mèlich Bonet, que abordará o desafio do grande volume de turistas em Barcelona.
Segundo Paula, o governo catalão reconhece a importância estratégica do turismo como gerador de empregos, mas também está atento aos seus impactos sociais, territoriais e ambientais, especialmente em grandes centros urbanos como Barcelona. Ela ressalta que as preocupações da população, como o aumento do custo de vida, a pressão sobre a habitação e a convivência urbana, são legítimas e estão sendo abordadas com políticas concretas.
Nos últimos anos, o governo catalão tem atuado em quatro frentes principais:
"No Situs 2025, queremos contribuir ao debate mostrando que enfrentar os impactos do turismo não é negar sua importância, mas redefinir seus limites e objetivos em diálogo com a sociedade. Barcelona é um símbolo global do turismo urbano, e também pode ser referência na transição para um modelo consciente, habitável e regenerativo, onde turismo e qualidade de vida caminhem juntos", defende Paula.
Ricardo Carvalho, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe (Intus), define turismo sustentável como uma atividade que preserva o patrimônio cultural e gera prosperidade.
"São ações que melhoram o meio ambiente, melhorando o resultado do setor turístico. Preservar a cultura de uma cidade gera prosperidade", afirma Carvalho.